quarta-feira, 21 de março de 2012

Antiguidades


Adquiri recentemente alguns materiais especiais para a confecção das peças da Lua Turquesa: são peças antigas vindas da Europa, algumas com mais de 100 anos de idade!
Todas elas possuem as marcas do tempo, coloridas e descascadas pela ferrugem... o que eu acho que lhes dá um charme especial e único.

Aqui estão algumas das peças que fiz usando esse material:

Esta flor é de aproximadamente 1900-1950, e era usada em alguma jóia ou ornamento.
Fiz com ela um colar com pérolas de água doce numa tonalidade de dourado claro, e um belo pingente de cristal em forma de prisma.

 
Esta chave data de mais ou menos 1930-1970, e a incluí num colar todo em cobre, com cristais e pedras azul-turquesa.
 
Este anel foi feito com um botão de metal com o desenho de uma flor em relevo. Coloquei-o em um aro ajustável com pátina de verdete (ferrugem esverdeada), para combinar com a aparência antiga.


Esta chave é uma das peças mais antigas, do século 18 ou 19. Ela tem um formato que achei bem peculiar, diferente das chaves mais modernas, pois parece ter sido dobrada. Ela tem uma pátina verde-azulada e marrom bem bonita. Acompanham-na um pingente de ponta de chifre de cervo e um pingente de cristal de quartzo.

Esta chave também data de aproximadamente 1930-1970, mas a ferrugem a corroeu bastante, deixando-a com uma superfície áspera e escura. Passei um selante para que a ferrugem não manche as roupas ou a pele de quem usar o colar. Também foi feito com pérolas de água doce, mas em tons de azul e roxo, com a bela iridescência típica das pérolas negras.

Ainda haverá mais peças por vir utilizando esses materiais, espero que tenham gostado =)

3 comentários:

Marina Ribacki disse...

Eu amei as pessoas :D

Marina Ribacki disse...

peças*, haha. Ainda to com sono, tsc.

Carol disse...

Hahaha! Obrigada, Marina =D